sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Valeu a pena?

“Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena”. Por meio do trecho de um poema de Fernando Pessoa não quero aqui, agora, pedir para que façam uma análise literária ou para que produzam um texto que tenha por base o poema. Mas quero, sim, que saibam, que se eu pudesse definir através de um poema tudo o que sinto agora pelas experiências vividas nos últimos quatro meses, aqui, este seria o meu poema eleito. E acrescento: nossas almas são imensas.

Por isso, digo, valeu a pena cada sorriso, a preocupação, toda piada, uma por uma das brincadeiras, as histórias compartilhadas. Valeram, também, toda a linguagem conotativa, as metáforas, as hipérboles e os eufemismos. Sabemos do que é capaz o lixo do vizinho e que as mulheres do século XXI não são dadas ao “felizes para sempre” dos contos de fadas.

Confesso que não sabia o que me aguardava aqui, houve ansiedade antes das primeiras aulas, mas entrar em uma sala de alunos da EJA e ser recebida da forma como fui por vocês é como ter a certeza de estar num lugar do qual nunca mais se quer sair.

Embora a minha experiência não seja tão vasta assim, sei que sala de aula é lugar de ser muito feliz. E tem sido aqui, com vocês, onde tenho experimentado esse gostinho de quero mais. O que era para ter sido só mais uma experiência virou a maior e mais feliz experiência.

Por meio dessa rica convivência com cada um em sua particularidade, me vi alguém melhor. Vocês me fizeram alguém melhor. E é por isso que digo que valeu a pena. Não sou mais quem eu era quando cheguei. E devo isso a vocês. Que vocês tenham a certeza de que lugar nenhum por onde eu passei me fez me sentir como me sinto agora: verdadeiramente valorizada.
E se há algo que tenho descoberto nos últimos tempos é como fui feliz por escolher lecionar. E a afirmação de que é preciso amor para se estar numa sala de aula é real. Não apenas o amor doado, mas principalmente o amor recebido. E esse amor todos nós, professores, recebemos de vocês a cada encontro, em cada olhar, em cada sorriso e em cada gesto de agradecimento.

Que vocês não desprezem jamais o sonho e o desejo mais profundo que clama por realização. Que saibam do potencial que existe aí dentro de vocês. Que não se sintam, em tempo algum, pormenorizados por não terem concluído o que desejavam no tempo considerado adequado. Nosso tempo é o agora, nossas oportunidades são as de hoje.

Acreditem, vocês são especiais! E não deixem que nada nem ninguém destrua o sonho que possuem, qualquer que seja. Sinto orgulho de estar aqui, sinto muito orgulho de vocês e insisto, confie em vocês, saibam que vocês são capazes de realizar cada sonho que dividiram comigo no primeiro dia de aula. Eu acredito em vocês!

Obrigada por vocês também acreditarem em mim e por me ensinarem aquilo que não aprendi nos bancos da escola. Independente do que aconteça na vida de vocês daqui para frente, guardem essa frase: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”. E tenham certeza, a alma de vocês é maior que o mundo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário